Minha experiência com o palco ALT blue

Para contexto, nunca tinha usado o VRchat antes na minha vida, então quando a Pi anunciou que no show da sua banda no festival online da Sanrio teria uma música inédita, acabei tendo que aprender na marra como que funciona o software. Pensava que seria preciso alguma ganbiarra para fingir que meu celular fosse um aparelho de Realidade Virtual, mas para meu alívio o programa em si pode ser utilizado sem nenhum hardware extra. Não tive momento melhor para aprender a usar o programa, além da Imudenpa.wav, tinha também a Somunia no mesmo dia se apresentando, e é grátis!

Acordei cedo no dia e instalei o VRchat, visitei então o mundo do festival umas 2 horas antes da hora que iria começar os shows e passei um tempo tentando achar como entrar nolugar onde os shows em si seriam exibidos, não encontrei. No fim das contas você tem que entrar no site e encontrar o show específico no cronograma e entrar no servidor a partir de um convite feito por um bot. Nada intuitivo mas ok.

Assim que você entra no servidor, tem um corredor escuro que dá num elevador, com avisos e etc. é muito bom para forjar o setting e te colocar no clima de "estou indo num show obscuro de uma banda underground" bem bacana, e imagino que teria efeito muito maior se eu estivesse equipado com o hardware de realidade virtual, e não tivesse uma pessoa com avatar furry do meu lado. Depois de aceitar um punhado de termo e condições sobre luzes e sons, você finalmente é colocado no palco, onde tem um enorme aviso falando para arrumar uma das configurações que eu fiquei procurando por alguns minutos até desistir e procurar no Google como arruma (o botão de expandir o menu de configurações é nada óbvio). Ok, primeira vez usando o programa, tudo ok.

Com tudo em ordem, e faltando alguns minutos para começar a apresentação da Imudenpa fiquei escutando o pessoal falar, não reconheci nenhum dos nomes então não participei de conversas, mas um grupo que estava conversando em japonês pareceu ser parte do pessoal que participa dos shows em pessoa na AVYSS e tinham insight interessante na cantora que se apresentaria entre esse primeiro show e o da Somunia, Metro Mew, o que me convenceu a assistir todos os shows do dia ao invés de só os que eu já conhecia.

Teve um pouco de atraso por conta de um dos servidores cairem, e quando finalmente começou o show... o meu VRchat travou e o programa fechou. Fiquei furioso, horas me preparando e cheguei mais cedo. Tentei entrar novamente mas todos os servidores estavam cheios, quase desisti. 20 minutos depois resolvi começar a ficar recarregando a página com esperança de encontrar uma vaga, e encontrei. Com o batimento acelerado entrei no elevador e cliquei rapidamente para aceitar todas as besteiras logo e...

Cheguei perto do palco assim que "Eizou" começou a tocar, o ápice da sincronicidade. Nesse momento dissipou a ansiedade e foi uma experiência divina. Todo o sufoco valeu a pena. E a musica nova, "Clarity" foi uma ótima surpresa. Acabei perdendo a porção do show em que as músicas do EP deles tocaram, mas no fim das contas fiquei satisfeito com a experiência em geral, e resolvi não sair do servidor antes da Somunia para não correr risco de ficar sem vaga.

Metro Mew foi uma supresa agradável, mas como meu amigo que entrou no servidor para esperar o show da Somunia disse: "Ela é uma Somunia diet". Segui ela no Youtube.

Ela acabou cantando todas as minha músicas favoritas dela, "Emerge" em particular junto com o show de luzes foi incrível e me fez considerar comprar um periférico de realidade virtual um dia desses.

Por fim

Fora os problemas técnicos, que em parte foram por minha culpa, foi ótimo e daqui para frente vou prestar mais atenção na cena de música presente no VRchat agora que sou um pouco mais familiarizado com a plataforma.

Esta página foi modificada pela última vez em: