Ok, talvez não o melhor, mas certamente o meu favorito. Podem ver que na minha lista faltam algumas staples do deck como Boseiju, Confluência de Mana e Sheoldred, e tenho uma explicação bem simples para isso... DINHEIRO. Me recuso a pagar o preço atual do mercado pelo papelão, então jogo sem mesmo. Fiz o investimento, mas por preguiça não atualizei a lista aqui kkkkkkkkkkkkk
O resto do guia continua relevante, mas agora temos outras opções de side como Escolha Seu Veneno e cartas que valem a pena rodar no baralho como a Kaya de MKM e Pilhar o Charco de OTJ, mas não são grandes mudanças na estratégia, apenas algumas considerações para os slots não esseciais e vai da preferência do piloto. No entanto, nos ultimos mese o baralho já nãe é tão favorecido com o crescimento da Fênix no meta e por Amalia ser um combo de criaturas mais rapido que o nosso. Enfim, continua um baralho divertido e que é possível obter bons resultas com, principalmente se seu meta local não tiver muito pombo.
É simples, vamos usar do seguinte efeito para ganhar o jogo:
E olha que coincidência, temos vários veículos que custam caro demais para jogar da mão convencionalmente... Em principal, o Parélio II (O que houve com o Parélio I? Quando vai sair o Parélio III?) que vai bater 13 de dano voando e ainda deixa 2 anjos 4/4 Vigilância Voar pra trás na mesa, poucos decks conseguem voltar de tal situação.
Temos várias ferramentas para alcançar este objetivo, e cada versão do deck usa algumas diferentes. Nessa versão que eu prefiro, a versão Abzan com Atravessar Ulvenwald, usa de Receptáculo da Nascença para caçar a rata, caçar terreno pra conjurar a rata, jogar as moto no cemitério E ainda serve de tipo encantamento para ativar o efeito de delírio do Atravessar, deixando a carta caçar a rata. Outra carta importante é Salvamento Macabro que essencialmente faz a mesma coisa que Receptáculo, porém é muito mais eficiente por ser uma magia instantânea. Uma carta que serve função parecida, mas muitos outros rateiros preferem não incluir no maindeck mais por conta da ausência do Mono Green no meta é o Comando de Murchaflor, e realmente a carta é bem fraca contra decks que não tem bichos relevantes x/1 ou permanentes não-terreno não-criatura de custo baixo, porém ainda gosto de poder destruir um Forno da Bruxa alheio com uma carta que avança o plano de jogo, sem falar que poder voltar um Takenuma do cemitério no turno 20 é tudo de bom.
Além de cartas que cavucam o topo do deck, temos duas cartas muito fortes que descartam os veículos de nossa mão para que a rata trága-os de volta: Informante de Raffine, uma ótima forma de colocar pressão na mesa no início do jogo para poder ameaçar o combo na traquilidade, e Triumfo Amargo uma remoção INCONDICIONAL que tem o BÔNUS de botar o Parélio no cemitério. Falando de interação, em deck preto não pode faltar descarte, aqui eu uso 2 Coagir e 4 Capturar Pensamento, o último tendo o bônus de poder dar alvo em sí mesmo quando necessário.
Nos flex slot do deck, além do Comando gosto de usar Ginete Homicida, como uma remoção que nosso deck consegue caçar, e Kutzil como uma ameaça chata de responder que força o oponente a agir no seu próprio turno e proteção para a rata.
Parélio ganha o jogo na hora, Carruagem entope a mesa e ganha o jogo em 5 turnos e Soberana Celeste impede o oponente de ganhar o jogo antes de você.
Sideboard é algo que vai muito de preferência e meta da onde você vai estar jogando. Gosto de ter pelo menos 5 remoções extras porque espíritos é um saco, tem dia que até umas cóleras gosto de usar. Liliana é para controle e decks que vomitam valor, Cavaleiro do Pavor é pra Rakdos e Fênix, Cavaleira do Outono é basicamente para todos os decks porque todo mundo vai subir algum tipo de ódio contra cemítério e ela responde quase todos, Surto é para todos os decks pretos e todos os decks vermelhos e até alguns que não são nenhum dos dois mas ainda são pilhas de remoção, e por fim Flanqueador de Kutzil é um bicho super versátil e entra contra Fênix e decks controle.
Acho que é isso, se lembrar de mais algo atualizo a página. Talvez inclua aqui também algumas ruminações a respeito das outras versões do deck, como a de Evolução Arcana ou as que usam vermelho ou azul a invés do verde. Mas até lá, boa ratação e cuidado com os fantasmas lazarentos.
Esta página foi modificada pela última vez em: